top of page
Nossa Senhora do Rosário de Pompeia ladeada por São Domingo de Gusmão e Santa Catarina de Sena.

História

 

Fundada em 01 de janeiro de 1938, por Dom Antônio dos Santos Cabral, a então Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Santa Efigênia, desmembrada da Paróquia de Santa Efigênia dos Militares, passou aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 12 de fevereiro de 1939. Devido à devoção dos frades à Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Pompeia, na Itália, a paróquia teve seu nome alterado para Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

​​

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia com o Menino Jesus no colo, ladeada por São Domingos de Gusmão e Santa Catarina de Sena foi trazida para a paróquia homônima em Belo Horizonte, em 1944. Além da Igreja Matriz, a paróquia abrange as comunidades de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Abadia, São Judas Tadeu e São Rafael, nos bairros Esplanada e Pompeia, na zona leste de Belo Horizonte.

 

Adaptação de texto de Andréa Matos R. M. Castro, fragmentos do livro “Pompeia de Belo Horizonte: espelho de um cosmo provinciano ou de uma província cosmopolita?”, 2010.

bottom of page