Catequese Permanente
Ninguém de nós arrisca dizer que os tempos de hoje não são muito diferentes de antigamente. E nem precisa ir tão longe. Basta nos lembrarmos de como se organizava nossa vida há alguns anos, quando ninguém dependia da internet, as informações não eram tão urgentes, as agendas não pressupunham deslocamentos tão rápidos e as relações não conheciam as mediações da virtualidade. Todas essas transformações não mudaram apenas nossos meios de comunicação, mas nossa maneira de ser e de viver. Mais que usar a comunicação virtual, passamos a pensar e estruturar a vida a partir desses meios. Nossas crianças e jovens passaram a conhecer o mundo de um modo diferente daquele como conhecíamos, há poucos anos. Estamos, sem dúvida, num tempo diferente.
Não se trata tanto de ajuizar se era melhor ou pior. Todo tempo terá seus prós e seus contras, suas conquistas e seus desafios, seus méritos e seus limites. E, a partir da fé, dizemos: todos os tempos, cada um a seu modo, são capazes de Deus. Porém, se nossa vida mudou tanto e é justamente no chão da vida que acontece a experiência de Deus, é claro que essa experiência se estruturará e se expressará de um modo novo.
Para responder a esses anseios, buscando ouvir a voz do Espírito que nos fala desde o coração do mundo, estamos iniciamos uma nova caminhada na catequese de nossa paróquia. Percebemos que as crianças, os jovens e os adultos que vêm a nós trazem perguntas profundas e novas, que às vezes ficavam sem resposta na catequese tradicional. Essa catequese serviu a muitos de nós e desempenhou sua função com acerto – tanto que muitos perseveramos no caminho da fé. Mas tempos novos parecem exigir novos arranjos, novos métodos, novas perspectivas – tudo isso a serviço de comunicar a mesma fé. Pois nisto consiste a fidelidade: comunicar a mesma fé de modo sempre novo e mais acessível aos anseios e esperanças de cada tempo da história.
Nessa nova catequese, não há a tradicional divisão das etapas: Pré-eucaristia, Eucaristia, Perseverança e Crisma. As crianças e os jovens são divididos em turmas que consideram apenas sua faixa etária e endereço de domicílio. E todos (tendo ou não recebido os sacramentos) são conduzidos por um itinerário de amadurecimento da fé: das imagens de Deus que trazemos à imagem do Deus Pai de Amor, revelada por Jesus; a salvação oferecida por Jesus e suas consequências em nossa vida cotidiana; a presença do Espírito Santo que nos sustenta; o mistério da Igreja, de onde cremos; a liberdade cristã como caminho de felicidade e realização etc. Tudo numa linguagem adaptada às crianças, jovens ou adultos, sem descuidar do rigor teológico.
E os sacramentos? Continuam sendo administrados nos tempos oportunos. A diferença é que a catequese não está mais dirigida apenas aos sacramentos. Ela se destina à formação para a vida cristã. E, à medida que os passos são dados, os sacramentos vêm naturalmente, cumprindo sua verdadeira função: expressar e confirmar visivelmente aquilo que ocorre na interioridade do catequizando.
Se você se identifica com essa proposta ou quer conhecê-la melhor, entre em contato conosco. Será uma alegria dividirmos nossas esperanças e, quem sabe, ter você como nosso catequista.
LINKS